Angus

European Angus Forum - Portugal 2016
Maio 2016
Continente 15 a 18 / Açores 19 a 23

Informação sobre o país

O clima ameno, 3000 horas de sol por ano e 850 km de esplêndidas praias banhadas pelo oceano Atlântico fazem de Portugal um destino perfeito para todas as estações, a poucas horas de viagem de qualquer capital europeia.

Neste país que tem as fronteiras mais antigas da Europa, encontra-se uma grande diversidade de paisagens a curta distância, muitas atividades de lazer e um património cultural único, onde a tradição e a contemporaneidade se conjugam em harmonia.

A gastronomia, os bons vinhos e a simpatia dos portugueses completam uma oferta de serviços turísticos de qualidade, seja para um fim de semana ou para umas férias mais prolongadas.

GEOGRAFIA
Portugal está situado no extremo sudoeste da Europa e inclui os arquipélagos da Madeira e dos Açores no Oceano Atlântico. No continente europeu, o território português ocupa uma área de 88.889 km2 (com 218 km de largura, 561 km de comprimento, 832 km de costa atlântica e 1.215 km de fronteira terrestre com Espanha).

Situado no Oceano Atlântico, entre o continente europeu e o norte-americano, o arquipélago dos Açores tem uma área de 2.355 km2 e é constituído por nove Ilhas - São Miguel e Santa Maria no Grupo Oriental, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial no Grupo Central, e Flores e Corvo no Grupo Ocidental. As ligações com Portugal continental são asseguradas por via aérea, em cerca de 2 horas de voo.

O Arquipélago da Madeira com uma área de 741 km2, está situado no Oceano Atlântico a cerca de 500 kms da costa africana e 1000 kms do continente europeu (1h30 de voo para Lisboa). É constituído pelas Ilhas da Madeira e de Porto Santo, e pelas ilhas inabitadas das Desertas e Selvagens (que são Áreas de Reserva Natural).

CLIMA
Portugal continental
O clima em Portugal varia significativamente de região para região, e é influenciado pelo relevo, latitude e proximidade do mar, que proporciona Invernos suaves, especialmente no Algarve.

Nas áreas do Porto e Norte e Centro, especialmente nas zonas mais próximas de Espanha, os Invernos são mais frios, apesar das temperaturas serem moderadas quando comparadas com o resto da Europa. Regista-se alguma queda de neve, que é mais frequente na Serra da Estrela, onde se situa o ponto mais alto de Portugal continental (1991m) e se podem encontrar condições para a prática de ski. Os verões são quentes e secos sobretudo nas regiões do interior e no litoral o calor é moderado pela influência marítima. Durante o outono registam-se frequentemente dias ensolarados com temperaturas amenas.

Açores
Influenciado pela latitude e pela ação reguladora da corrente do Golfo, o clima dos Açores é caraterizado por temperaturas amenas ao longo de todo o ano. Estas influências condicionam igualmente a temperatura da água do mar, que se mantém muito agradável tanto no inverno como no verão, possibilitando a prática de diversos desportos marítimos.

Madeira
Com características subtropicais que se devem à sua posição geográfica e ao relevo montanhoso, o clima no arquipélago da Madeira é excecionalmente ameno, com temperaturas médias do ar que variam entre os 24 ºC no verão e os 19 ºC no inverno. A água do mar mantém igualmente uma temperatura muito agradável ao longo de todo o ano devido à influência da corrente quente do Golfo, oscilando entre os 18 ºC (inverno) e os 22 ºC (verão).

POPULAÇÃO
Portugal tem uma população de 10.562.178 habitantes (segundo o Censos efetuado em 2011).

Os maiores índices de densidade populacional registam-se em Lisboa, a capital do país, e nos seus arredores, onde vivem cerca de 1.9 milhões de pessoas. A segunda maior cidade de Portugal é o Porto, localizado no norte do país. De um modo geral as localidades junto ao litoral têm maior ocupação humana do que o interior do país.

RELIGIÃO
O povo português é maioritariamente católico, mas a Constituição portuguesa garante a liberdade religiosa, o que se traduz na presença em Portugal de diversos cultos.

LÍNGUA
De raiz latina, o português é falado por cerca de 250 milhões de pessoas em todos os continentes, sendo a quinta língua mais falada no mundo e a terceira se considerarmos apenas os idiomas europeus.

Os países de expressão oficial portuguesa espalham-se pelos quatro cantos do mundo. Assim, fala-se português em África (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) na América do Sul (no Brasil), e na Ásia, em Timor-Leste, o mais jovem país do mundo, sendo ainda língua oficial na Região Administrativa Especial de Macau.

Em Portugal uma boa parte dos cidadãos tem facilidade de comunicação em inglês, francês e castelhano.

Fonte: Visitportugal.com

Países inscritos

Angus em Portugal

A genética Aberdeen-Angus é utilizada há décadas em Portugal, através do uso em cruzamento industrial, principalmente em primíparas de raças leiteiras devido à elevada facilidade no parto, o que assegura o início da lactação sem problemas sanitários ou de fertilidade ao mesmo tempo que cria um produto, i.e. F1, direccionado para o sector da carne.

A criação em linha pura tem o seu início em 1998, quando Roland Winter, importa animais da Alemanha e Luxemburgo para a zona de Mértola - Baixo Alentejo.

São introduzidos os primeiros animais no arquipélago dos Açores, em 2005, para os criadores Carlos Brum – ilha Graciosa e Luís Machado – ilha Terceira.

Uma vez que a raça não era reconhecida em Portugal através do registo genealógico, os animais não eram reconhecidos pelo SNIRA como puros da raça sendo crítica a produção para a constituição de núcleos puros e/ou cruzamento industrial.

Nesse sentido a Federação Agrícola dos Açores, interpelada pelos criadores desenvolve o processo de constituição do Livro Genealógico Português da Raça Aberdeen-Angus, com a colaboração próxima da Aberdeen-Angus Cattle Society - Escócia.

A 8 de Junho de 2007 o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, através da Direcção Geral de Veterinária e a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário, assinam um protocolo com a Federação Agrícola dos Açores no sentido de instalar e colocar em funcionamento o Livro Genealógico.

A 27 de Novembro do mesmo ano é fundado o Livro Genealógico Português da Raça Aberdeen-Angus, nomeada como entidade gestora a Federação Agrícola dos Açores, ficando este sediado na ilha Terceira – Açores.

A história mais recente do funcionamento do LG conta com duas importações de gado puro. Em 2008 a partir da República da Irlanda, 6 toiros e 50 fêmeas, sendo 2 fêmeas de cor vermelha. Em 2009 chegaram a Portugal 3 toiros e 49 fêmeas a partir de explorações da Escócia e Inglaterra.

A genética importada conta com as melhores linhas, maternais e de toiros, utilizadas na criação de animais puros, com uma maior contribuição de linhas Britânicas e Irlandesas, mas também Americanas e Canadianas.

Todos os animais se adaptaram as condições edafo-climáticas e aos sistemas de produção. O Objectivo da selecção genética prende-se com o ajustamento da produção de animais de qualidade que permitam aumentar/criar núcleos puros, assim como contribuir para o uso em cruzamento industrial em raças de carne e de leite, favorecendo assim com, a transmissão das características determinantes na rentabilidade da produção de carne de qualidade que a ABERDEEN-ANGUS tem!

Programa do evento

  • 15/05

    Continente DIA 1 – 15/05/16

    14:30 - Lisboa: City tour (programa livre)

    20:00 - Jantar de Boas Vindas no Vip Executive Art's Hotel(Lisboa)   -     Menu

  • 16/05

    Continente DIA 2 – 16/05/16

    09:00 - Saída do Vip Executive Art's Hotel (Lisboa)

    10:30 - Visita ao rebanho AGRIANGUS – Grupo Caçabrava (Tomar)

    13:00 - Almoço no restaurante CAÇABRAVA (Tomar)    -     Menu

    15:00 - Partida para Montemor-o-Novo

    17:00 - Visita ao rebanho HS - Herdade das Silveiras (Montemor-o-Novo)

    19:00 - Partida para o Hotel (Évora)

    20:00 - Check-in no hotel

    21:00 - Jantar no Évora Hotel   -     Menu

  • 17/05

    Continente DIA 3 - 17/05/16
    Dia Alltech

    09:00 - Saída do Évora Hotel

    09:15 - Visita ao rebanho ZAMBUJAL - Herdade do Zambujal (Évora)

    11:00 - Saida em direção ao Enoturismo Cartuxa - Quinta do Valbom - Fundação Eugénio de Almeida (Évora)

    11:30 - Visita à adega da Quinta do Valbom - Évora (prova de vinhos/azeites)

    13:00 - Almoço no restaurante Jardim do Paço (Évora)   -     Menu

    14:30 - Programa livre na cidade de Évora - Património Mundial da Unesco

    14:30 - Programa livre

    15:00 - 1º Autocarro para o Hotel (Évora)

    19:30 - 2ºAutocarro para o Hotel - Évora

    20:30 - Jantar no Évora Hotel - Noite de Fados patrocionada pela Caixa Crédito Agrícola   -     Menu

  • 18/05

    Continente DIA 4 - 18/05/16

    09:00 - Saída do hotel em direção a Mértola

    10:30 - Visita ao rebanho RW - Roland Winter (Mértola)

    12:00 - Saída em direção à vila de Cuba

    13:00 - Almoço na Adega da Casa do Monte Pedral (Cuba)   -     Menu

    14:30 - Saída para a exploração - Monte do Pasto

    15:00 - Visita à unidade de engorda - Monte do Pasto

    16:00 - Saída para Beja

    16:30 - Visita ao rebanho REI - Herdade da Namorada (Beja)

    18:30 - "Sunset Drink" na ilha da barragem da Herdade da Namorada seguido de jantar de encerramento   -     Menu

    21:00 - Saída para o Évora Hotel

  • 19/05

    Continente DIA 5 - 19/05/16

    04:00 - Regresso a Lisboa
    NOTA: os participantes que não pretendem fazer a viagem à hora indicada deverão consultar os horários das voagens de comboio Évora- Lisboa

    Continente Programa (pdf)

  • 19/05

    Açores DIA 1 - 19/05/16

    08:00 - Partida de Lisboa

    09:40 - Chegada à ilha do Faial

    10:15 - Visita ao rebanho DGN - Debbie Neves

    11:00 - Visita ao rebanho EA - Emanual Araújo

    11:15 - Coffee Break no Peter Café Sport   -     Menu

    13:15 - Travessia para a ilha do Pico

    14:00 - Almoço: Churrasco Aberdeen-Angus (Salão da Casa do Povo da Criação Velha - Madalena)   -     Menu

    16:00 - Visita às Vinhas e Adegas na Zona Classificada pela UNESCO

    18:30 - Check-in no Hotel Caravelas - Hotel welcome drinks & beverages

    20:00 - Jantar nas Vinhas e Adegas na Zona Classificada pela UNESCO   -     Menu

  • 20/05

    Açores DIA 2 - 20/05/16
    Dia Alltech

    06:30 - Amanhecer na montanha do Pico (programa livre)

    09:00 - Pequeno-almoço no Hotel Caravelas - Mostra gastronómica

    11:45 - Partida da ilha do Pico

    13:25 - Chegada à ilha de São Miguel

    13:55 - Partida em direção à Freguesia das Furnas - Povoação

    14:55 - Almoço no Terra Nostra Garden Hotel (Furnas)   -     Menu

    16:55 - Visita Furnas - Poça da Dona Beija (programa livre)-Fábrica dos bolos tradicionais bolos levedos (programa livre)

    18:10 - Saída das Furnas em direção à Fábrica do Chá Gorreana

    18:30 - Visita à Fábrica do Chá Gorreana

    19:20 - Visita à Associação Agrícola de S.Miguel/Cooperativa União Agrícola

    20:30 - Jantar no Restaurante da Associação Agrícola de S.Miguel   -     Menu

    22:30 - Check-in no São Miguel Parque Hotel

  • 21/05

    Açores DIA 3 - 21/05/16

    09:30 - Partida para a Lagoa das Sete Cidades

    10:00 - Chegada à Lagoa das Sete Cidades

    10:30 - Partida para o aeroporto

    12:00 - Partida para a Terceira

    12:40 - Chegada a Terceira

    13:30 - Almoço no restaurante "Os Moinhos"   -     Menu

    15:15 - Check-in no Terceira Mar Hotel

    16:00 - Visita ao rebanho QT - Quinta dos Talhões

    17:30 - Visita ao rebanho AMBR

    18:30 - Visita à Serra do Cume

    19:25 - Partida para o Hotel

    21:00 - Jantar no restaurante "Beira-Mar"   -     Menu

    23:00 - Regresso ao Hotel

  • 22/05

    Açores DIA 4 - 22/05/16

    09:30 - Passeio de barco/ Oportunidade de visitar Cidade Património Mundial (programa livre)

    09:30 - Reunião do Fórum (só para Delegados)

    13:00 - Almoço na Quinta do Galo - Churrasco Aberdeen-Angus   -     Menu

    16:00 - Visita ao Algar do Carvão

    17:00 - Visita ao Museu do Vinho

    18:00 - Visita ao Monte Brasil-Pico das Cruzinhas

    20:30 - Jantar de encerramento na Pousada Forte Angra do Heroísmo   -     Menu

    22:30 - Regresso ao Hotel

    23:00 - Regresso ao Hotel

  • 23/05

    Açores DIA 5 - 23/05/16

    00:00 - Manhã Livre: Passeios a Barco/ Oportunidade de visitar a Cidade Património Mundial (programa livre)

    12:45 - Check-out do Hotel

    13:30 - Almoço na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira   -     Menu

    15:30 - Vista Panorâmica sobre a cidade da Praia da Vitória

    16:00 - Visita ao Paul da Praia da Vitória

    17:00 - Visita à cidade da Praia da Vitória (programa livre)

    18:15 - Saída para o aeroporto

    20:20 - Partida para Lisboa

    23:20 - Chegada a Lisboa (Horal Local)- Fim do evento

    Programa dos Açores (pdf)

Inscrições

A inscrição no Fórum poderá ser feita através de uma das três opções:
- Continente
- Açores
- Continente e Açores


PACOTES
ATÉ 1 DE MARÇO 2016
1 MARÇO - 1 ABRIL 2016
SINGLE
DUPLO
SINGLE
DUPLO
FULL PROGRAM (a)
1.550€
1.480€
1.650€
1.580€
MAINLAND (b)
650€
530€
700€
580€
AZORES (c)
1.000€
950€
1.050€
1.000€

(a) - tudo incluído (b) + (c);
(b) - incluí alojamento, refeições e transporte. Excluí programa livre;
(c) - incluí viagens aéreas Lisboa-Açores- Lisboa, viagens entre ilhas, alojamento,refeições e transporte. Excluiu programa livre.
Os Valores apresentados já incluem o IVA.

Preços de Inscrição

*Inscrições encerradas no dia 1 de abril.
Para mais informações acerca das inscrições, por favor contacte-nos:
eaf2016@aberdeen-angus.pt

Patrocinadores

Platinum



Bronze



Partner




Contactos