A raça

É uma raça bovina de aptidão carne de médio porte. Classifica-se como precoce, ou seja atinge a maturidade sexual a idades mais jovens e a pesos mais leves. Animal rústico que se encontra adaptado às mais diversas condições edafo-climáticas.

A Aberdeen-Angus é naturalmente “mocha” (i.e. sem cornos) sendo um gene que domina na descendência (em linha pura ou cruzamento).

Pelagem de cor preta, aparecendo a variedade vermelha.

A sua precocidade, resulta numa excepcional conversão de pasto em carne, tornando-a muito interessante no Modo de Produção Biológico (produtividade animal/ha).

A raça possui um bom temperamento e fácil maneio em condições de campo.

Apresenta como característica racial uma elevada facilidade de parto, sendo por isso muito utilizada em cruzamento industrial em raças de carne e de leite, nestas ultimas principalmente nas primíparas. Os vitelos possuem um baixo peso ao nascimento e uma enorme vontade de viver, procurando as mães para o aleitamento, sem problemas, nas primeiras horas de vida.

As características dominantes reflectem uniformidade na qualidade da carcaça e da carne, elementos essenciais para a potenciação de mercados de qualidade.

 Copyright © 2009 | Aberdeen-Angus Portugal Contactos | Sitemap | Desenvolvido por: Ruralbit | Última Actualização: 2017-Nov-13